É possível que alguém, por honrar demais Nossa Senhora, acabe por adorá-la? Por César Augusto Simões
É possível que alguém, por honrar demais Nossa Senhora, acabe por adorá-la?
Não, pois o culto que prestamos à Virgem Maria é o de superveneração (hyperdulia), totalmente diferente do de adoração (latria). Padre Julio Maria de Lombaerde em seu livro: A Mulher Bendita diante dos Ataques Protestantes, explica que a hyperdulia "nada tem de comum com a adoração, de modo que, neste culto, o excesso é impossível; para que houvesse excesso, necessário seria que ultrapassando o culto de superveneração, alguém deslizasse na adoração, o que nenhum católico faz, nem pode fazer".
Os atos superficiais dos dois podem ser iguais, ajoelhar-se, fazer reverências, etc; porém o que diferencia é a disposição interior. Padre Julio diz ainda:
"A adoração não consiste só no ato exterior, mas sim no espírito que pretende tributar honras divinas a qualquer pessoa. Não querendo alguém adorar, não adora. E nenhum católico já teve ideia de adorar outra pessoa a não ser Deus."
Nenhuma pessoa pode nos acusar de adorar alguém, porque nenhuma pessoa sabe o que se passa em nosso íntimo.
Portanto, católicos, larguemos de escrúpulos e honremos cada vez mais nossa Mãe Santíssima que tanto cuida de nós, ela merece. Não tenham medo de "deslizar" na adoração. Isto não acontece.
***
Gostou do conteúdo? Comenta aqui pra nós se você já teve medo de "deslizar" na adoração. Confesso que antigamente já tive esse medo.
É póssível ler os Primeiros Capítulos do livro indicado: A Mulher Bendita diante dos Ataques Protestantes abaixo. Acessem lá. Há vários argumentos e outras coisas interessantes.
A MULHER BENDITA DIANTE DOS ATAQUES PROTESTANTES - RESPOSTAS IRREFUTÁVEIS ÀS OBJEÇÕES PROTESTANTES CONTRA O CULTO DA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA.
PADRE JULIO MARIA DE LOMBAERDE
ANO: 1936
Comentários
Postar um comentário