A Doutrina Viva - Monsenhor Álvaro Negromonte

SINOPSE


Publicado originalmente em 1939 aqui no Brasil, esta obra do grande mestre catequético Monsenhor Álvaro Negromonte ganha, finalmente, uma Nova Edição.

Este livro foi concebido inicialmente como suplemento para estudos de catequese dos adolescentes que frequentavam o Ensino Secundário da Época (hoje seria os anos finais do Ensino Fundamental e o atual Ensino Médio). Como que de lá pra cá o ensino brasileiro só esteve em declínio, e, infelizmente, o de catequese também, os ensinamentos que aqui constam muitos adultos não conhecem ou não compreendem bem. Desta forma, faz-se oportuno a publicação desta obra, visto que o autor, possuidor dos dons de escritor claro e limpo, sóbrio e discreto, nos põe em contato com a Palavra de Deus e sua Doutrina de forma fácil e objetiva, traduzindo em atos concretos, nos ensinando em como viver os santos ensinamentos de Cristo e da Igreja.

Perpassando por todos os pontos básicos da Religião, desde a explicação da existência de Deus, vai se desenvolvendo até chegar a assuntos mais complexos da doutrina católica, como o Mistério da Encarnação, Instituição da Santa Igreja, Dogmas, Comunhão dos Santos, Purgatório, Infalibilidade do Papa, Tradição, etc. Todos estes conhecimentos nos faz amar ainda mais a Deus, e o Monsenhor Álvaro Negromonte nos ensina ao final de cada capítulo a pôr em prática tudo o que ensinou nele. Assim, nos tornamos conscientes das ofensas que fazemos a Deus diariamente urgindo em nós um imenso desejo de santidade e penitência pelos nossos pecados que tanto entristece o nosso Salvador.


BIOGRAFIA DO AUTOR


Monsenhor Álvaro Negromonte, nascido a 26 de outubro de 1901, no engenho Gameleira, município de Timbaúba (Pernambuco), foi um dos grandes mestres catequéticos do Brasil. Ordenando-se sacerdote a 8 de junho de 1924, foi designado logo após Diretor do Colégio Diocesano, e Capelão do Colégio Santa Cristina, em Nazaré. Vemo-lo, portanto, desde os primórdios de sua carreira, já ligado às atividades educacionais.

Saindo da província natal em 1927, transferiu-se para Minas Gerais, onde passou a exercer a capelania do hospital de Ituna, para depois fixar-se em Belo Horizonte. E foi na capital mineira que este grande autor integrou-se definitivamente na atividade catequética, setor educacional e intelectual que tanto brilho lhe daria à carreira sacerdotal.

Em 1935 publica seu livro de estreia — O Caminho da Vida — ao qual se seguiu Pedagogia do Catecismo, de 1936, que sintetiza os princípios pedagógicos de renovação catequética, realizada na série dos livros de textos. A partir daí sua produção literária não parou mais, tendo publicado vários livros que abrangem o ensino de religião dos ciclos primário, secundário e normal, entre diversos outros. E tudo isso de maneira clara e limpa, sóbria e discreta, facilitando assim, o entendimento e a maneira de pôr em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja.

Faleceu em 17 de agosto de 1964, com 62 anos, duas horas depois do lançamento do seu livro A Eterna Aliança.

Links para Compra

Ebook:


Versão Impressa:

Capa Flexível ISBN: 9781647644291 Páginas: 293 Tamanho: 14,8x21 Cm.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Testemunho de Como Recebi uma Rosa fazendo a Novena das Rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus, por César Augusto Simões

Maria no Corpo Místico de Cristo, por Padre Julio Maria de Lombaerde

Como devemos Tratar os Padres Bons e Maus, por Monsenhor Álvaro Negromonte

Série Indicações: Todos os Caminhos levam a Roma: O nosso Percurso até o Catolicismo - Scott Hahn & Kimberly Hahn

Qual é a Relação da Virgem Maria com o Membro Pescoço? Por César Augusto Simões

Biografia do Monsenhor Álvaro Negromonte

Guia de Como Rezar a Novena das Rosas de Santa Teresinha do Menino Jesus - César Augusto Simões

Cartas do Padre Jean-Pierre de Caussade Compiladas pelo Padre Pierre Chaignon, Autor do Livro: A Paz da Alma

Dicas de Aplicativos Católicos, por César Augusto Simões

77 Graças e Frutos Alcançados durante a Santa Missa - Por Frei Martinho de Cochem