Sobre as Roupas Usadas na Missa, por Frei Martinho de Cochem



Terminando, reprovamos ainda outro deplorável abuso: o das senhoras e moças que vão à Missa vestidas à ultima moda, às vezes bastante indecente para lugar tão Santo. Estas pessoas não medem a imensa dívida que contraem para com Deus. Jesus Cristo, do alto da cruz, parece dizer-lhes: Vê, minha filha, estou atado a este lenho, inundado de sangue, coberto de chagas, para pagar o escândalo de teus trajos inconvenientes. Tu, por ironia cruel, apareces aqui ostentando tua elegância; não te envergonhas de mostrar-te a meus olhos nesse estado em que escandaliza meus fiéis? Toma cuidado para que teu luxo e tua vaidade não te lancem ao fogo do inferno!

A garridice , o luxo é como uma tocha que acende desejos ilícitos até no coração dos justos; que fogo não acenderá nos levianos e impuros?! As pessoas adornadas com tanto cuidado são sempre perigosas: desviam do altar a atenção dos homens e são a causa de distrações e pensamentos criminosos. Quem prepara o veneno comete um pecado mortal, mesmo que não o tome aquele a quem é destinado; o mesmo acontece com estas pessoas: pecam pelo único fato de expor os outros à tentação. Sua falta é ainda mais escandalosa, quando assim se apresentam na Santa Missa. Como responderão por suas vítimas no Dia do Juízo? Acrescenta a isso que são uma ocasião de pecado para outras senhoras, a quem servem de figurinos de imitação.

TRECHO DO LIVRO:

A SANTA MISSA PARA LEIGOS - UMA EXPLICAÇÃO DO SANTO SACRIFÍCIO DA MISSA
FREI MARTINHO DE COCHEM.
ANO 1704.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Cartas do Padre Jean-Pierre de Caussade Compiladas pelo Padre Pierre Chaignon, Autor do Livro: A Paz da Alma

Maria no Corpo Místico de Cristo, por Padre Julio Maria de Lombaerde

Biografia do Monsenhor Álvaro Negromonte

A Santa Missa para Leigos - Uma Explicação do Santo Sacrifício da Missa

Série Indicações: Todos os Caminhos levam a Roma: O nosso Percurso até o Catolicismo - Scott Hahn & Kimberly Hahn

Reflexões Cristãs: Excertos

Símbolos do Santo Sacrifício da Missa, por Frei Martinho de Cochem

A Mulher Bendita diante dos Ataques Protestantes: Respostas Irrefutáveis às Objeções Protestantes contra o Culto da Santíssima Virgem Maria

É possível que alguém, por honrar demais Nossa Senhora, acabe por adorá-la? Por César Augusto Simões